sábado, setembro 09, 2006

Angel Gurria, secretário-geral da OCDE, afirma: «O Ensino Superior é uma "mercadoria" de valor»

O secretário-geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Angel Gurria, declarou recentemente que "o ensino é um produto comercial, uma mercadoria de valor internacional, e que, como tal, deve ser exportada", incitando, neste contexto, os estabelecimentos de Ensino Superior a "mostrar a sua presença na cena internacional".
Gurria proferiu esta declaração no âmbito de uma conferência realizada em Lagossini, a sul da Atenas, subordinada ao futuro do Ensino Superior e dos possíveis modelos de financiamento no espaço da OCDE.
Na abertura da conferência, na qual se reuniram ministros da Educação e responsáveis universitários de trinta países
, Gurria havia-se pronunciado contra o princípio do financiamento exclusivamente público do Ensino Superior, estimando que este mecanismo não é por si suficiente para assegurar o crescente número de estudantes nos países desenvolvidos. "Encontramo-nos perante um dilema inaceitável, entre restringir o acesso à Universidade ou baixar a qualidade do ensino", disse Gurria.
Instado a pronunciar-se sobre estas afirmações, o ministro francês da Educação, Gilles de Robien, considerou "que o conhecimento não se adquire tal como se de uma garrafa de sumo se tratasse". "Se falamos da profissionalização do Ensino Superior, estou de acordo. Mas se isso implica encarar a Educação como um mero produto de mercado, não posso concordar. Trata-se de cultura, de humanismo, de saber fazer e de atitude. E tais princípios não se compram, adquirem-se".

Retirado d' A Página da Educação.

Sem comentários: