segunda-feira, setembro 18, 2006

Processo de Bolonha não pesou na escolha dos candidatos à entrada no Ensino Superior Público

A adaptação dos cursos de Ensino Superior à nova filosofia [do processo] de Bolonha parece não ter influenciado os candidatos na escolha dos cursos. Na realidade, a Universidade do Porto foi a instituição de Ensino Superior mais procurada pelos estudantes na primeira fase de acesso, pese o escasso número de cursos com novos currículos.
Finda a primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, verifica-se que a Universidade do Porto viu 94% das suas vagas preenchidas. Ou seja, dos 3938 lugares em oferta, ficaram por preencher apenas 249. O resultado superou o do ano anterior, em que 92% das vagas haviam sido preenchidas, fazendo, tal como agora, com que a instituição fosse a mais procurada pelos candidatos ao Ensino Superior.
Dos 54 cursos existentes na Universidade do Porto, apenas 17 deles (31%) ainda oferecem vagas, que passarão, agora, à segunda fase do concurso. Com lugares ainda por preencher estão, entre outros, os cursos de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (38 vagas), Matemática (34 vagas), Engenharia de Redes e Sistema Informáticos (26 vagas), Ciência de Computadores (23 vagas) e Geografia (23 vagas).
Em termos de número de alunos, a Universidade de Lisboa ficou em segundo lugar, com 2755 alunos colocados, seguindo-se a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade de Coimbra, com 2540 e 2386 alunos colocados, respectivamente.
Contudo, se atendermos à percentagem de vagas ocupadas, em segundo lugar está o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, com 821 vagas ocupadas (92%) de um universo de 891. Seguem-se a Universidade de Aveiro (84% das vagas ocupadas), a Universidade Técnica de Lisboa (81% das vagas ocupadas) e a Universidade do Minho (80% das vagas ocupadas).
Feita uma análise das médias mais altas de ingresso no Ensino Superior, coube à Universidade do Minho a liderança, com a média de 18,3 valores, no curso de Medicina. Entre as cinco melhores médias, estão três cursos da Universidade do Porto: Medicina (18,15 valores no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e 18,1 valores na Faculdade de Medicina) e Arquitectura, com 18,1 valores. Em quinto lugar, está a Universidade da Beira Interior, com o curso de Medicina, cuja menor média de entrada foi de 17,96 valores.
Nesta primeira fase de acesso ao Ensino Superior [Público], 86% dos candidatos obtiveram colocação. Destes, 93% foram colocados numa das quatro primeiras opções e 61% obtiveram o curso e estabelecimento da sua primeira escolha.

Sem comentários: