quinta-feira, novembro 25, 2010

Estudantes ingleses ocupam Universidades

Milhares de estudantes voltaram a protestar em Inglaterra contra o aumento das taxas anuais de empréstimos estudantis cobradas pelas Universidades. Uma viatura policial já foi atacada no centro de Londres e várias Universidades foram ocupadas.
Milhares de estudantes voltaram ontem às ruas de Londres em nova onda de protestos contra o aumento nas taxas anuais de empréstimos estudantis cobradas pelas Universidades inglesas.

Segundo avança a BBC Brasil, os estudantes ocuparam universidades em Plymouth, Birmingham, Londres e Bristol e estão a ser efectuadas marchas e protestos noutras universidades e colégios de Manchester, Liverpool, Sheffield, Oxford, Cambridge, Leeds e Newcastle, bem como em várias cidades da Escócia.

Antes dos protestos de ontem o vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, pediu que os estudantes voltassem a analisar os planos de aumento dos empréstimos estudantis antes de participar nas manifestações. "Examinem as nossas propostas antes de irem para as ruas. Escutem e analisem antes de marchar e gritar", pediu Clegg.

O plano do Governo britânico é cortar o orçamento para a educação superior até 40% e eliminar as bolsas para professores, salvo as de ciência e matemática. Outros custos devem passar a ser financiados pelo aumento nas taxas dos empréstimos estudantis, que seriam elevadas a partir de 2012.

Os estudantes não atenderam ao pedido de Clegg e vieram mesmo para as ruas onde já existiram confrontos com as autoridades. Uma viatura policial foi cercada e atacada pelos estudantes e, caso os protestos se tornem mais violentos, a polícia já alertou que fará detenções.

Na manifestação de 10 de Novembro, na qual estiveram entre 20 mil e 50 mil pessoas e que terminou com 66 detenções, as forças policiais foram surpreendidas pelos manifestantes, que invadiram a sede do partido conservador, em Londres.
Vídeos das manifestações em Londres, Liverpool e Manchester.

Sem comentários: