
Vasco Garcia – que falava à margem de um encontro de administradores de serviços de acção social de Universidades de todo o país - pronunciou-se a favor de uma política de empréstimos para formação no Ensino Superior, em que o Estado seja ressarcido quando o aluno iniciar a sua carreira profissional".
Para o ex-reitor da Universidade dos Açores, o actual sistema não é sustentável nem justo e, por isso, Portugal deve seguir o exemplo de outros países europeus, embora com algumas cautelas.
(...)
Segundo Vasco Garcia, além de atribuir "uma maior responsabilização" ao estudante pela sua vida académica, uma política de empréstimos para formação no ensino superior permite "autonomizar desde mais cedo a vida dos jovens".
"O actual sistema tem que ser completamente revolucionado. Penso que uma política de empréstimos vai ser o objectivo final, embora saiba que nos círculos próximos dos estudantes e até do Governo haja quem seja reticente e defenda as bolsas a fundo perdido", sublinhou, considerando "preferível que esse dinheiro seja garante para casos em que o reembolso não é possível".
PUBLICO.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário