segunda-feira, julho 03, 2006

Rede Educação Sem Fronteiras (RESF): uma nova forma de resistência contra leis anti-imigração

No último ano, o Ministro do Interior francês e [candidato a] candidato à próxima eleição presidencial na França, Nicolas Sarkozy, teve que voltar atrás nos seus planos de deportação [de imigrantes] face a uma nova forma de resistência realizada pelos parentes e professores tentando proteger crianças ou imigrantes "ilegais" chamados de "sans-papiers" (sem papéis).

Em Outubro do ano passado, frente às crescentes manifestações e greves em escolas por toda a França opondo-se à detenção de jovens pela polícia, Sarkozy enviou instruções aos estudantes [imigrantes] e suas famílias alegando que estes [apenas] poderiam permanecer no país até ao término do ciclo escolar. À medida que este prazo se aproxima (4 de Julho [já amanhã!!]) o medo tem aumentado nas famílias de imigrantes [em França], mas também o descontentamento popular canalizado através de uma rede chamada RESF ou "Réseau Education Sans Frontières" (Rede Educação Sem Fronteiras) actualmente activa em todas as regiões francesas, organizando vários protestos e acções simbólicas como o "parrainage republicains" (apadrinhamento republicano).

A RESF ganhou reconhecimento [popular e social] ao acumular pequenas vitórias durante o seu trajecto, uma das últimas foi o retorno de Mariam Sylla e os seus dois filhos do Mali, enquanto Sarkozy embarcava numa visita controversa a esse e outros países africanos. Uma petição nacional de desobediência civil, clamando que "nós não deixaremos que eles levem aquelas crianças, nós iremos protege-las, nós não iremos denuncia-las à polícia" acumulou cerca de 62 mil assinaturas. Mesmo sob fortes críticas, Nicolas Sarkozy conseguiu ter a sua nova lei anti-imigração aprovada através da "Assemblée Nationale" (Parlamento francês) e do Senado, porém teve que promulgar novas instruções permitindo a permanência de algumas famílias imigrantes. Esta é uma pequena, porém notória, vitória; além disso, muitos meios de comunicação social tiveram que mencionar o tema nas suas primeiras páginas. Sarkozy quis levantar um debate eleitoral [em torno da temática da imigração], julgando as despesas com imigrantes na França de Pétain, porém este está a tornar-se um debate central de opinião [pública em França]. Os acontecimentos podem [fazer] faiscar o renascimento generalizado de lutas contra a "fortaleza Europa".

[Artigos noticiosos complementares a este texto podem ser encontrados no Washington Post, na BBC, no International Herald Tribune, no Guardian e no El Pais.]

Sem comentários: