quinta-feira, outubro 19, 2006

FAP contra propinas e Processo de Bolonha

A Federação Académica do Porto (FAP) realiza quinta-feira [hoje] um conjunto de acções de protesto contra o aumento das propinas e a forma como o Governo geriu o debate sobre a aplicação do Processo de Bolonha em Portugal.
As acções [de contestação] iniciam-se às 9 horas, na Escola Superior de Educação do Porto (ESEP), onde os elementos da FAP vão instalar grandes balões negros de diferentes dimensões, ilustrando o valor crescente das propinas.

Junto à ESEP, os estudantes vão colocar também um conjunto de faixas aludindo à indefinição existente na aplicação do Processo de Bolonha (homogeneização dos cursos superiores na União Europeia) aos cursos da área da Educação.
Entre as 12:00 e as 14:00, o protesto desloca-se para a cantina da Faculdade de Ciências [da Universidade do Porto], na Rua do Campo Alegre, onde o prato principal será "Massa à Bolonhesa", numa referência "à forma brusca, pouco clara e reduzidamente participada como se processou a discussão em torno da aplicação do Processo de Bolonha".
Às 13:00, alunos da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto vão promover uma sala de aula, no interior de uma tenda monta da no jardim daquela faculdade, protestando contra o facto de 30 anos depois da sua abertura esta escola continuar a funcionar em instalações pré-fabricadas.
Estudantes da Faculdade de Arquitectura farão nascer, às 17:00, uma "Árvore de Natal de Reivindicações", em que os presentes serão os problemas com que se defrontam os alunos de Arquitectura.
Durante todo o dia, os estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto vão usar "T-shirts" pretas, em sinal de luto pelo estado do Ensino Superior em Portugal, enquanto os estudantes de Engenharia e de Economia vão fazer campanhas de informação e alerta sobre a mesma temática.

Sem comentários: