segunda-feira, outubro 23, 2006

Manuela Ferreira Leite [ex-ministra das Finanças] defende a privatização da Educação e da Saúde

Manuela Ferreira Leite defende a privatização dos sectores da Educação e Saúde, passando o Estado a desempenhar apenas funções de regulação.
Esta ideia foi expressa pela antiga ministra das Finanças na Feira Internacional de Negócios promovida pela Confederação Europeia de Associações de Pequenas e Médias Empresas.
Além da redução do peso do Estado na economia, a ex-governante defende a redução da carga fiscal como forma de aumentar a competitividade e permitir que o país volte a crescer economicamente.
Para Manuela Ferreira Leite o Estado pode ajudar os privados a desenvolverem a economia combatendo o que classifica de muitos bloqueios, nomeadamente as deficiências de formação, a burocracia, a persistência de mercados paralelos, a elevada e complexa carga fiscal, o sistema judicial e a legislação laboral.
A social-democrata defende por isso uma revisão da Constituição [da República] que dê às empresas maior facilidade de despedimento de trabalhadores, mas desde que, paralelamente, exista um forte regime de Segurança Social para fazer face às situações de desemprego.

Sem comentários: