terça-feira, outubro 31, 2006

Movimento AGIR critica Orçamento de Estado 2007

O movimento de estudantes da Universidade do Minho, AGIR condenou, em comunicado divulgado hoje, os cortes [efectuados pelo Governo] no financiamento do Ensino Superior previstos pela proposta de Orçamento de Estado para 2007.
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Aquele movimento de estudantes [AGIR], que tem vindo a tomar posições públicas de discórdia em relação aos moldes de introdução do Processo de Bolonha na universidade minhota, acusa o Governo de utilizar a reforma europeia do Ensino Superior como argumento “para cortar no financiamento do Ensino Superior”.
Temos prevenido para a existência de uma agenda oculta [no processo de Bolonha]”, sublinha Adriano Campos, estudante de Sociologia, que acusa o Governo português de “querer vender” aos alunos “o mito da mobilidade europeia”, quando na realidade “o que existe são cada vez mais cortes no Ensino Superior”. “Esta nossa visão veio a ser comprovadas com a proposta de Orçamento de Estado para 2007”, assegura.
Os estudantes do AGIR alertam ainda para as consequências que os cortes orçamentais podem ter no dia-a-dia das Universidades: “As escolas correm o risco de não ter condições paras pagar [salários] a docentes e funcionários”.
Há mais de um ano que o AGIR vem alertando a comunidade académica para as consequências [do processo] de Bolonha”, destaca Adriano Campos, um dos activistas do AGIR, em declarações ao ComUM. Adverte também que o aumento de carga horária que [o processo de] Bolonha prevê torna-se “impossível para os trabalhadores-estudantes frequentaram a Universidade”.
Por outro lado, o movimento AGIR acusa o Governo de promover “uma elitização do Ensino [Superior]” com [o processo de] Bolonha, ao mesmo tempo que se “desacredita o Estado” como formador: “Os alunos que saiam apenas com o primeiro ciclo não terão as mesmas competências e isso vai criar insegurança e precariedade no trabalho”, enfatiza Pedro Machado, estudante de Matemática e Ciência da Computação.


Notícia retirada do portal ComUM Online, projecto jornalístico do Grupo dos Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho.

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