segunda-feira, novembro 20, 2006

Estudantes do Ensino Secundário também [estão muito] preocupados com o Processo de Bolonha

Entre as directivas consignadas no DIA DE LUTA NACIONAL DOS ESTUDANTES marcado para 22 NOV. 2006, [o processo de] Bolonha também está referenciado.
Como exemplo veja-se o caderno de revindicações proclamado pela ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES da Escola Secundária de Felgueiras:

PROCESSO DE BOLONHA

Este é o processo de reestruturação do ensino superior, que visa igualizar o ensino superior em toda a Europa.
Vai dividir os cursos em 2 ciclos: 3+2 ou 4+1, sendo o 1º ciclo a licenciatura e o 2º o mestrado. Ou seja, menos tempo de ensino (3 anos [para a] licenciatura) equivalem a menos qualificações e consequentemente um ordenado mais baixo.
* Antigo Regime – 5 anos
Propinas 900 Euros (entre 2002 e 2005, desistiram 1.500 alunos na U. Minho e 5.000 na U. Coimbra)
* Regime de Bolonha - 3 anos/1ºciclo; 2 anos/2ºciclo (1.200 Euros no 1º ciclo e para frequentar o 2º ciclo 3.000 a 4.000 Euros [por] ano. Imaginem quantos alunos vão desistir!
* Financiamento Estado Português. (União Europeia), o fundo é dado mediante a classificação da faculdade. O aluno vai pagar mais para frequentar uma faculdade pior!
* Horários tinham flexibilidade, principalmente os trabalhadores estudantes; Horário de 40horas semanais (horário de qualquer trabalhador); A quem faltar é-lhe retirado 10% da nota, ou seja ninguém vai poder trabalhar para pagar os seus estudos.

Por estes e muitos mais “contras” que o Processo de Bolonha tem, a Associação de Estudantes apela que se juntem a nós nesta luta por um Ensino Superior realmente público e justo.

Sem comentários: