domingo, novembro 19, 2006

SNESup: «É necessário dar [mais] visibilidade às preocupações e aos protestos do Ensino Superior»

A Direcção do SNESup regista com apreço o aparecimento de reflexões de grande qualidade sobre a forma como as instituições de ensino superior estão a / deverão cumprir as suas funções, e sobre o impacte negativo, actual ou previsível, de algumas decisões do poder político - ou da falta delas - no trabalho docente e no trabalho científico.

As instituições de ensino superior e o seu pessoal docente e investigador não estão contra a necessidade de reestruturação. Mas qualquer reestruturação deve ser feita com transparência, com responsabilidade social, com critérios, com participação, e, sempre, com respeito pela legalidade.

É nossa política estimular a produção de reflexões sobre a situação do ensino superior e apoiar a sua divulgação. É fundamental assegurar a visibilidade das preocupações, e também dos protestos, do ensino superior, fazendo compreender que a questão não é simplesmente de verbas, é de condições para cumprir a nossa missão.

Como sempre, o SNESup será porta voz de preocupações e, quando as circunstâncias o justifiquem, dinamizador de protestos. Sem dogmatismos quanto às formas, mas procurando tanto quanto possível que estejam claros os objectivos e assegurada a visibilidade. Não emitimos pré-aviso de greve para participação na greve dos sindicatos da função pública, onde estes requisitos não estavam assegurados, mas não excluímos a sua emissão noutras circunstâncias. Não temos tradição de presença na "rua" de que hoje tanto se fala, mas já temos a experiência de ter sido preciso participar numa concentração junto ao MCTES para sermos ouvidos, e não deixaremos de voltar à rua sempre que considerarmos que tal se justifica.

Sem comentários: