terça-feira, dezembro 12, 2006

Faculdade de Ciências de Lisboa debateu impacto de Bolonha no ensino das Ciências Naturais

Realizou-se ontem na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), às 17 horas, um debate sobre o “Impacto da Reforma de Bolonha no Ensino das Ciências”, que pretendeu fazer uma avaliação desta reforma e abordar a qualidade da formação científica no modelo pós-[processo de] Bolonha; as modificações das práticas de ensino no paradigma [do processo] de Bolonha; a articulação entre a formação pós-[processo de] Bolonha e o mercado de trabalho; e a articulação entre a formação pós-[processo de] Bolonha e o Ensino Secundário.

Durante o debate será redigido um relato que deverá integrar a documentação produzida no âmbito do Debate Nacional sobre a Educação. Os membros da mesa terão curtas intervenções iniciais, chamando o público a uma ampla participação.

Participam neste debate Nuno Guimarães, presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Maria José Costa, da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais; Mário Ruivo, da Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas; Jorge Marques da Silva, do Conselho Nacional de Educação; Diogo Figueiredo, da Ordem dos Biólogos; Bárbara Wong, do jornal "Público"; António Mateus, do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Teresa Ferreira, do Instituto Superior de Agronomia; Leonor Saraiva, da Escola Superior de Educação de Setúbal; Marta Santos, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A iniciativa é uma co-organização da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais e da Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas e conta com o apoio da FCUL e o patrocínio do Conselho Nacional de Educação.

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