terça-feira, dezembro 05, 2006

Ministro do Ensino Superior desmente encerramento de Universidades públicas

O Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago, afastou hoje a hipótese de encerramento de Universidades públicas, nomeadamente em Lisboa, classificando-a como "uma fantasia".
"Está obviamente fora de questão que encerrem Universidades públicas. Nunca esteve em cima da mesa, trata-se de uma fantasia", afirmou aquele membro do Governo em declarações aos jornalistas em Coimbra.

Mariano Gago comentava uma notícia avançada hoje pelo "Diário Económico", segundo a qual o Governo estaria a ponderar fechar uma das quatro Universidades públicas de Lisboa, no âmbito da reorganização da rede de estabelecimentos de Ensino Superior que deverá avançar no próximo ano. Para o Ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior esta notícia surge na sequência de uma "pura declaração fantasiosa".

Questionado sobre a possibilidade de fusões ou reestruturações na rede pública Universitária, Mariano Gago disse que "estão constantemente a acontecer reestruturações e tem de haver reestruturações dentro das instituições Universitárias e Politécnicas portuguesas".

Mariano Gago confirmou que o Governo encomendou à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) uma análise da rede de Ensino Superior portuguesa e da política para o sector, que vai ser apresentada dentro de nove dias em Lisboa, por especialistas desta instituição.

Sem comentários: