quarta-feira, dezembro 13, 2006

O Estudo encomendado pelo Governo à OCDE...

A rede [portuguesa] de Ensino Superior oferece bolsas muito baixas para atrair estudantes financeiramente mais desfavorecidos. A conclusão é do relatório da Divisão de Educação da OCDE a ser apresentado publicamente dia 14, quinta-feira.
O documento, encomendado pelo Governo português à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento na Europa (OCDE), é o primeiro passo [em Portugal] para a reorganização da rede e para a reforma da legislação do Ensino Superior, que avançam no próximo ano.

A primeira versão desse relatório diagnostica várias falhas no sistema português [de Ensino Superior]. De acordo com o «Diário Económico» de hoje [ontem], o “draft” do documento afirma [que] as bolsas de estudo são “demasiado baixas para atrair estudantes das classes menos favorecidas”.

Para além disso, a OCDE escreve que Portugal tem “uma rede fragmentada de instituições [de Ensino Superior]”, o que resulta numa “baixa eficiência pedagógica”.

A elevada taxa de abandono [de estudantes] nas Universidades públicas e a diminuição do número de candidatos ao Ensino Superior é outro dos pontos fracos apontados pelo relatório.

Como solução [para a rede de Ensino Superior em Portugal] o documento [da OCDE] propõe que se aposte na atracção de novos públicos [para o Ensino Superior], tais como adultos com baixa escolaridade.

Sem comentários: