domingo, dezembro 24, 2006

«São necessári@s mais clientes!!!» parece clamar o Ministro do Ensino Superior(??!), Mariano Gago

Os portugueses precisam de estudar mais e, independentemente dos seus recursos económicos, terem acesso ao Ensino Superior. É esta a resposta do ministro Mariano Gago ao relatório da OCDE de Avaliação do Sistema de Ensino Superior.
O sector [do Ensino Superior] "precisa urgentemente de se modernizar" e o Executivo [Governamental] apela, agora, à participação do país no debate sobre as orientações que irá propor para o sector. "O Governo tomou boa nota das análises e conclusões do relatório e vai necessariamente agir", garantiu [no passado dia 14] o ministro da Ciência[, Tecnologia] e Ensino Superior, Mariano Gago, depois de a equipa de especialistas ter apresentado o relatório no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Ao país será proposta uma "reforma coerente" não só de "medidas avulsas mas dos objectivos pretendidos para o futuro alargamento da base do Ensino Superior e aumento da capacidade científica e profissional".
A OCDE considera que o aumento do número de alunos do superior, de 17 para 40%, até 2015, e especialmente da taxa de conclusões das licenciaturas é essencial para colmatar a diminuição demográfica do país. Para tal, é necessário que o sector [do Ensino Superior] tenha maior capacidade de resposta às necessidades de mercado. Maior autonomia das instituições, outras fontes de financiamento e a definição de uma estratégia nacional para o sector são recomendadas para se alcançar maior eficiência. Às Universidades também é aconselhado que se internacionalizem.

Sem comentários: