sexta-feira, março 16, 2007

ABIC faz proposta de alterações ao Estatuto dos Bolseiros de Investigação; Bolsas, não!!!...

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) promoveu uma discussão alargada sobre alterações ao estatuto dos bolseiros de investigação. Desta discussão resultou um documento consistente que a ABIC convida à leitura.

Nesta proposta, já enviada à tutela, é central a ideia que "um investigador, mesmo na fase inicial da sua carreira (conforme definido na Carta Europeia do Investigador), produz trabalho científico. Impõe-se pois, antes de mais, este reconhecimento através da celebração de contratos de trabalho." A adopção de contratos de trabalho abre acesso ao regime geral de segurança social, desencoraja a utilização abusiva da figura de bolseiro para preencher lacunas dos quadros e satisfazer necessidades dos serviços, e sublinha ainda o inegável carácter laboral da actividade, sem ignorar uma componente de formação, inerente à actividade científica.

Todos os que concordarem com o proposto são também convidados a assinar a petição online.

Pedimos a todos que divulgem esta proposta e o abaixo-assinado entre colegas e todos os agentes nos seus locais de trabalho. É importante que possamos divulgar a nossa proposta e reunir o máximo de apoio por parte da generalidade da comunidade científica e da comunidade em geral. Em breve estarão disponíveis cartazes para divulgação da proposta e abaixo-assinado.

Contamos com a tua colaboração!

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC)

Sem comentários: