sábado, junho 09, 2007

Sindicatos reunem com ministro Mariano Gago

A FENPROF e o SNESup estiveram a 5 de Junho [na passada terça-feira] reunidos com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) [Mariano Gago] com vista a procurar encontrar uma metodologia e um calendário para a revisão dos Estatutos de Carreira.

O ministro [da Ciência e Ensino Superior] informou que irão ser revistos os três Estatutos de Carreira (Universitária, Politécnica e de Investigação) e que não serão fundidos num só, mas poderão prever intercomunicabilidade.

Ficou claro que tanto as organizações sindicais como o Ministério [da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior] estão dispostos a trabalhar no sentido de, antes de se passar a uma negociação de articulados, se discutirem grandes orientações sobre os objectivos a alcançar com a revisão.

Por parte das organizações sindicais esse trabalho está em desenvolvimento, inclusive através do debate nas reuniões que vêm sendo promovidas por todo o país em instituições de Ensino Superior, no entanto o ministro [Mariano Gago] afirmou que não iria divulgar um documento de orientações antes do início do mês de Setembro, uma vez que a equipa das Laranjeiras está ainda absorvida pela finalização do Regime Jurídico das instituições do Ensino Superior (RJIES).

Foram trocadas impressões com o ministro [da Ciência e Ensino Superior] sobre o documento que lhe foi enviado pela FENPROF e pelo SNESup relativamente a aspectos do RJIES susceptíveis de condicionarem a revisão dos Estatutos de Carreira.

Abordados durante a reunião foram também o congelamento de admissões, que o ministro [Mariano Gago] não vai discutir com as organizações sindicais, as dificuldades financeiras de algumas instituições de Ensino Superior e a imprescindibilidade de, no próximo ano, o financiamento ser adequado aos desafios e às necessidades d[ess]as instituições.

Cordiais saudações académicas e sindicais

A FeNPRrof
O SNESup

6-6-2007

Sem comentários: