quarta-feira, julho 26, 2006

Presidente do CNAVES Adriano Moreira demite-se!!

E assim vai o Ensino Superior em Portugal!

"Adriano Moreira e os seis vogais nomeados do CNAVES [Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior] tomaram a decisão de se demitir no plenário de 3 de Julho, disse o próprio.
Em causa está a não transferência de verbas este ano pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior às entidades representativas do Ensino Superior: a Fundação das Universidades Portuguesas (FUP), a Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP) e a Associação dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses (ADISPOR).
Estas entidades têm conselhos de avaliação coordenados pelo CNAVES, pelo que a suspensão de financiamento que sofreram acaba também por paralisar o próprio conselho nacional.
"Há um programa de avaliação para 2006, que foi aprovado pelo Governo em 2005. Contudo, não recebemos o financiamento previsto".
"O financiamento é atribuído com base num contrato com o Governo. Acontece que o Governo não denunciou esse contrato, mas também não transferiu o financiamento", deixando "o serviço nacional de avaliação totalmente paralisado", explicou [o demissionário presidente, Adriano Moreira]. Entretanto, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) enviou ao CNAVES, a 17 de Julho, um comunicado manifestando a sua solidariedade à decisão tomada [pelos membros demissionários].
O mesmo fez o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) num comunicado enviado ontem, em que expressava a sua "solidariedade à decisão tomada" e partilhava "por inteiro a apreciação com que fundamentaram [presidente e vogais do CNAVES] uma decisão de tal gravidade".
Os seis elementos que acompanharam Adriano Moreira na decisão foram José Moreira Araújo, Júlio Montalvão e Silva, Sérgio Machado dos Santos, Teresa Ambrósio, Maria da Glória Garcia e Brito Afonso. O fim do CNAVES estava já previsto para o final deste ano, altura em que deveria ser substituído pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, um modelo que poderá futuramente ser acreditado pela Agência Europeia."
Notícia integral no Público.

Sem dúvida que esta situação é mais um indício da desresponsabilização do Estado Português pelo Ensino Superior e da redução de financiamento público nas Universidades, do qual se deduz que o caminho é a progressiva privatização e transformação do ensino num mercado económico.

1 comentário:

Nelson Fraga disse...

Como anteriormente havíamos aqui referido, Adriano Moreira já tinha realizado um primeiro (ainda que algo subliminar) aviso público dessa intenção de demissão colectiva de alguns elementos do CNAVES... depois bastou efectivá-la.
[Ainda sobre este assunto há mais alguma informação em pequenas notícias da Rádio Renascença e do Correio da Manhã.]

Infelizmente devo dizer que a "transformação do Ensino [Superior] num mercado económico" não é "o caminho [futuro] que se deduz [das políticas prosseguidas pelos diferentes Governos em Portugal]" mas, sim, é a nossa actual, bruta e crua realidade!! Basta atentarmo-nos nas inumeráveis páginas publicitárias pagas que (praticamente) todas as instituições de Ensino Superior tiveram nos jornais nestes meses de candidaturas ao Ensino Superior...