domingo, agosto 20, 2006

Petição sobre Praxes Académicas... assine-se!!!

POR UM ENSINO SUPERIOR LIVRE, ONDE AS PESSOAS SEJAM RESPEITADAS E TRATADAS COMO... PESSOAS

Embora saibamos que, enquadradas nas praxes, se fazem, por vezes, actividades e jogos que promovem uma verdadeira integração, desenrolando-se de forma responsável, num espírito criativo e divertido, não nos parece que estas sejam a melhor maneira de acolher os novos alunos, pois, com demasiada frequência, são obrigatórias, violentas, humilhantes e sexistas. Por isso, não desempenham um bom serviço à comunidade e perturbam o normal andamento das actividades de ensino, administrativas e técnicas, sendo perfeitamente dispensáveis, como o provam anos e anos de vida académica sem a sua existência. Podem e devem ser substituídas por acções voluntárias, tanto a nível cultural, como de informação e convívio, que favoreçam um bom ambiente para todos.

Por uma consciencialização colectiva neste contexto, a nível nacional, e para que os responsáveis tomem as medidas necessárias à cessação dos abusos perpetrados nas praxes, contrários ao espírito de liberdade e dignidade humana consagrado no meio académico.

1 comentário:

Anónimo disse...

as praxes sexistas, violentas sao cada vez mais raras porque cada vez mais nos veteranos somos responsaveis e queremos apenas proporcionar-lhes uma excelente semana. e acredite que e a melhor altura da vida academica,caso contrario nao seriamos muitos.
acho que nao se deve generalizar e projudicar que faz as coisas de forma correcta.