terça-feira, outubro 17, 2006

Grécia “insurreccional” contra Bolonha

Um pouco por todo o país, alunos e professores do ensino secundário manifestam-se contra as medidas tomadas pelo Governo grego que implicam graves cortes orçamentais na Educação. Medidas, incluídas na reestruturação do ensino pela aplicação [da Declaração] de Bolonha, que podem levar à exclusão de muitos alunos no acesso ao Ensino Superior e que dificultam as condições de estudo. Os professores, por seu lado, lutam contra os despedimentos que estão a ser levados a cabo. A própria polícia já classificou a situação de “insurreccional”. Para além das manifestações de rua (na última estiveram presentes cerca de 50.000 pessoas), os professores já estão em greve há 4 semanas e muitas escolas foram ocupadas pelos estudantes como forma de luta, isto apesar da intervenção policial que se revela infrutífera pela determinação dos estudantes.

Photobucket - Video and Image Hosting

Os estudantes universitários, que até há poucos dias não estavam envolvidos na “insurreição”, resolveram também tomar parte na luta. Para eles, os [mais] directamente afectados pelo “Processo de Bolonha”, todas estas medidas só vão conduzir a situações de precariedade laboral, diminuição da qualidade do ensino e privatização do ensino público.

A Grécia, que apresenta índices económicos que superam os índices portugueses, mostra o caminho na luta contra [o processo de] Bolonha. Os “colegas” professores e estudantes gregos mostram “tomates” contra as políticas neo-liberais engendradas pela Comissão Europeia que por sua vez utiliza os Governos nacionais para as implementarem. Em vez de serem meros espectadores da acção [os professores e estudantes gregos] resolveram ser activos nos acontecimentos e lembrar que as actuais democracias excluem as pessoas dos debates sobre as situações que lhes dizem respeito.

Photobucket - Video and Image Hosting

Recorde-se que durante os meses de Maio e Junho deste ano, os estudantes universitários [gregos] já tinham, por sua vez, levado a cabo protestos, que incluíram a ocupação dos pólos universitários, contra a implementação do processo de Bolonha. O Governo grego avançou nessa altura para uma revisão constitucional que alteraria o artigo relativo à Educação, mas que os estudantes pela sua acção [contestatária] conseguiram impedir [a aprovação]. Agora, professores e estudantes gregosperante as mentiras do Governo, os estudantes voltam à carga.

Fotos: Manifestação dos Professores - 1, Manifestação dos Professores - 2, Violência Policial, Manifestação dos Alunos do Secundário, Fotos Conjuntas.

Textos anteriores sobre a situação estudantil grega:
Na Grécia: as Universidades estão ao rubro!!!,
A luta (mais que) estudantil que presentemente acontece na Grécia: «They [the governing] make laws, we [the people] make history!!!»,
Grécia: Vitória da Educação Pública e para Tod@s!!!,
Greek Students Movement: Some Background Info on the Struggle in the Universities of Greece,
Grécia, o movimento estudantil contra Bolonha e
Greece: Solidarity needed for the student uprising!.

Sem comentários: