quinta-feira, novembro 16, 2006

Alunos do Secundário mobilizam-se contra as aulas de substituição e os elevados custos do Ensino

Alunos de Escolas Secundárias de vários pontos do país organizaram esta manhã um protesto contra as aulas de substituição, numa acção convocada ao longo dos últimos dias por mensagens de telemóvel e através da internet.
Na Escola Filipa de Lencastre, em Lisboa, dezenas de alunos estavam esta manhã em protesto na sequência de uma convocatória por SMS para uma greve nacional de alunos, hoje, contra as aulas de substituição.

"Greve de alunos 16 de Novembro contra as substituições. mensagem a rodar. passem!" é a mensagem que circula desde o início do mês por telemóveis e por sistemas de conversação instantânea na Internet, disse à [agência] Lusa um dos alunos daquela escola.

Também nas Escolas Fonseca Benevides e Secundária da Pontinha, ambas em Lisboa, os alunos realizaram protestos, fechando os portões a cadeado.

Noutra Escola da Pontinha, a Básica do 2º e 3º ciclo, os alunos impediram a entrada dos professores cerca das 8h30, pelo que os docentes tiveram de chamar a Polícia. De acordo com uma professora daquela escola, apenas às 9h00 e depois de intervenção policial os docentes puderam entrar no recinto.

Também hoje de manhã, os alunos da Escola Secundária e de Ensino Básico Pedro Nunes, em Alcácer do Sal, realizaram uma concentração à porta da escola, seguido de um desfile pelas ruas de Alcácer.

Os estudantes protestam contra os exames nacionais, pelo fim das aulas de substituição, pela implementação da educação sexual nas escolas e contra "os elevados custos do ensino".

Os alunos da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, na Madeira, mantiveram encerrados durante cerca de 30 minutos os portões do estabelecimento de ensino, em protesto contra as aulas de substituição.

Um aluno da Escola Secundária de Miranda do Corvo disse à [agência] Lusa ter recebido o SMS, mas disse que a Associação de Estudantes desta escola optou por não aderir ao protesto.

Pode ler-se outra notícia sobre estes acontecimentos no Secundário: «Estudantes algarvios também se manifestam contra aulas de substituição».

Sem comentários: