quinta-feira, novembro 16, 2006

CDS/PP exige explicações a Mariano Gago sobre cortes no financiamento do Ensino Superior

O CDS-PP pediu [na passada 3ª-feira, dia 14] a “presença urgente” do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, em sede de comissão parlamentar para se pronunciar sobre “os cortes” previstos para Universidades e Institutos Politécnicos no Orçamento de 2007.

O deputado do CDS-PP Diogo Feyo disse que o ministro “tem andado calado, mas tem de explicar o mais rapidamente possível o que vai acontecer com os estabelecimentos de Ensino Superior”.

Antes mesmo das eventuais explicações do ministro, Diogo Feyo, que falava numa conferência de imprensa, apelou ao Governo “para que reconsidere a sua política de despesa pública”, de forma a não afectar a generalidade dos estabelecimentos de Ensino Superior.

“Há despesas faraónicas em que o Governo pode cortar, como no aeroporto da Ota, ou no TGV [comboio de alta velocidade]”, contrapôs o deputado.

Diogo Feyo acusou o Governo de ter quebrado a sua promessa de aumentar as dotações para “as Universidades mais prestigiadas e mais sofisticadas do país”, dizendo que, pelo contrário, estas vão receber menos transferências do Estado no próximo ano.

“Por muito investimento que se faça na Ciência, ficamos numa situação em que não haverá ninguém para o concretizar”, acrescentou ainda, antes de desafiar o Executivo a fazer “as transferências necessárias para as Universidades” no próximo ano.

O deputado do CDS-PP lançou ainda dúvidas sobre a possibilidade de as transferências para a Ciência – mais 64 por cento em 2007, de acordo com os dados do executivo – serem realmente executadas.

Sem comentários: