sexta-feira, novembro 24, 2006

Associção Académica da U. Minho anuncia acções estudantis por causa do Processo de Bolonha

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) pretende enviar mensalmente a todos os alunos, via correio electrónico, informações relativas ao Processo de Bolonha bem como promover campanhas de esclarecimento no campus de Gualtar e Guimarães, segundo anunciou ontem a direcção da AAUM, durante a última Reunião Geral de Alunos (RGA), realizada em Braga.

“O principal objectivo da AAUM em relação a Bolonha não é criar acções imediatas mas pensar a longo prazo, definindo timing’s adequados para agir massivamente”, referiu o presidente da AAUM, Roque Teixeira, na RGA extraordinária convocada a propósito do Processo de Bolonha.

Para Marco Gaspar, aluno da UM que interveio na reunião, “quanto mais rápido a AAUM tomar uma posição pública sobre Bolonha face à imprensa melhor”. O aluno chamou ainda a atenção para um conjunto de problemas que o processo está a trazer aos estudantes universitários como a perda de créditos para os alunos de transição, o aumento da carga horária, a exclusão dos trabalhadores estudantes e a diminuição da qualidade do ensino.

Pedro Machado, outro estudante que pediu a palavra na RGA, apelou aos estudantes para “reivindicarem contra os cortes do Governo de Sócrates” e “não se isolarem na academia”.

Na RGA foi ainda aprovada uma acção de protesto para 14 de Dezembro e uma moção de solidariedade da academia minhota para com a manifestação da função pública que se realiza amanhã, em Braga.

Notícia retirada do portal Comum Online.

Sem comentários: