quarta-feira, novembro 22, 2006

«['Bolonha':] O Caminho da Servidão»

Para quem não conhece a obra, trata-se de um tratado de uma personagem sinistra chamada Hayek que basicamente defende que qualquer intervenção estatal na economia ou educação é uma etapa queimada para um regime totalitário.

Se, conceptualmente, a teoria têm algo de interessante e verosímel, as receitas apontadas pelo senhor, a economia sem freio, onde os melhores indíviduos se destacariam, têm os resultados que se conhecem.

Por cá, parece que o abandono escolar vai aumentado ao nível do secundário. Situação gravosa de facto, que o governo PS, se prepara para mascarar com uma política de « reconhecimento da experiência profissional».

Que estaria muito bem, se por exemplo, um cantoneiro experimentado fosse reconhecido como tal e só ele podesse ingressar em concursos para a sua profissão. Agora, o que se quer fazer, fazendo equivaler a sua experiencia ao 12º ano é apenas uma operação de cosmética, para não ficarmos constantemente atrás dos niveis de alfabetização de praticamente toda a Europa.

Mas mais complexo é o que se passa com as universidades:

- em 1995 pagavam-se 1.500 escudos de propinas por um curso de 5 anos = 7.500 escudos

- em 1997 pagavam-se 60.000 escudos = 300.000 escudos

- hoje pagam-se 160.000 durante três anos, mais 500.000 pelos "mestrados" de bolonha = 980.000

E palpita-me que não vai ficar por aqui...

Assim um casal com dois filhos, vai pagar pelo seu curso 2 mil contos, fora claro está todo o resto das despesas...

Isto meu amigos é que é democracia e LIBERDADE. Restringir cada vez mais o acesso ao ensino superior negando à esmagadora maioria dos portugueses a obtenção de um grau superior.
Associada esta questão, a constante diminuição do peso de disciplinas de reflexão social como a História, Filosofia ou Sociologia, temos uma imagem do futuro.

Menos licenciados, a esmagadora maioria deles apenas tecnicos de alguma coisa, porque politica e cidadania, ficaram à porta do sua academia. E pior, o fim da meritocracia, estudando agora quem têm dinheiro.

Um mundo de bracinhos, melhor ou pior pagos...Viva a liberdade neo-liberal e os seus arautos portugueses o Partido Socialista!!! Há ironias na História que nem a Hayek lembrariam...

Reflexão retirada do blogue "Espírito de Contradição".

Sem comentários: