quinta-feira, novembro 23, 2006

FENPROF, SNESup e ABIC [junt@s] na manifestação convocada pela CGTP para sábado em Lisboa

Ensino Superior na Manifestação de 25 de Novembro - Razões para a participação.
As políticas prosseguidas pelo actual Governo têm gerado cada vez maior descontentamento em vários sectores da sociedade portuguesa, inclusive naqueles que deveriam constituir apostas estratégicas para o desenvolvimento do país.
A significativa diminuição do investimento público no ensino superior, prevista na proposta de Orçamento de Estado para 2007 representaria, a ser aprovada, não apenas o estrangulamento financeiro de muitas instituições de ensino superior e o consequente aumento do desemprego docente mas, também, o cerceamento das capacidades das instituições e das regiões onde se encontram implantadas, e o desperdício de recursos humanos altamente qualificados, imprescindíveis ao crescimento económico, tecnológico, social e cultural do país.

A dignidade da Administração Publica tem sido posta em causa por sucessivos governos. O ensino superior público, apesar das dificuldades orçamentais impostas nos últimos anos, tem continuadamente prestado um serviço insubstituível ao país no ensino e na investigação. As reformas necessárias não poderão ser feitas à custa da degradação da estabilidade profissional, das restrições à progressão nas carreiras, nem da limitação das liberdades académicas.

Os docentes do ensino superior são trabalhadores e como tal deverão ver reconhecido, efectivamente, o direito à protecção social em caso de desemprego. Este é um desiderato de que não abdicaremos.

Estas são as principais razões porque apelamos à sua participação na Manifestação organizada pela CGTP-IN no próximo sábado, 25 de Novembro.

Esperamos por si junto à estátua do Duque da Terceira, no Cais do Sodré, às 14.30h.

A FENPROF - Ensino Superior e Investigação desfilará com um pano conjunto com o SNESup e com a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica - ABIC, porque nos unem os propósitos desta iniciativa.

O Departamento do Ensino Superior e da Investigação da FENPROF

Sem comentários: