domingo, dezembro 03, 2006

Actualmente há 54 mil licenciad@s no desemprego

Cerca de 14 mil pessoas que se licenciaram no terceiro trimestre deste ano ficaram sem trabalho, contribuindo para o aumento da taxa de desemprego que se situa nos 7,4 por cento, indicam dados do Instituto Nacional de Estatísticas.

De acordo com a edição de hoje do «Correio da Manhã», as estatísticas do INE referentes ao terceiro trimestre do ano revelam que o número de desempregados com licenciatura aumentou para os 54 mil indivíduos, ou seja, perto de 14 mil pessoas acima do registado no final do segundo semestre (40,6 mil pessoas).

O número de indivíduos à procura do primeiro emprego também aumentou significativamente - de 50,6 mil no segundo trimestre para 66,1 mil no terceiro trimestre deste ano, segundo o INE.

Fonte: «Portugal Diário».

«Praticamente 50 por cento dos jovens empregados em 2004 não têm mais do que a escolaridade mínima obrigatória, o que dá conta do arcaísmo que continua a caracterizar o sistema de emprego português, dominado por segmentos onde se privilegia mão-de-obra desqualificada, barata e intensiva», escrevem os autores.

O movimento de escolarização crescente tem um efeito perverso, com um assinalável aumento na última década do desemprego entre jovens com habilitações superiores, que passou de cinco por cento em 1991 para 21 por cento em 2001, embora os jovens com menos qualificações escolares continuem a ser os mais vulneráveis à situação de desemprego.

Deve ler-se a notícia na íntegra no «Diário Digital».

Sem comentários: