sexta-feira, maio 11, 2007

Portugal com nota positiva na aplicação de Bolonha

Portugal é um dos países da União Europeia (UE) onde o sistema dos três ciclos no Ensino Superior previsto no Processo de Bolonha tem boa nota no que respeita à sua aplicação, segundo um relatório divulgado esta quinta-feira [ontem] em Bruxelas..

Ján Figel, comissário europeu responsável pela Educação, fez [ontem], em Bruxelas, um balanço da aplicação do modelo de organização do Ensino Superior destinado a harmonizar os graus e diplomas atribuídos em toda a Europa.

Com a adopção recente de legislação, em 2005 e 2006, o sistema de Ensino Superior português está a cumprir os critérios de homologação dos cursos universitários e politécnicos.

Segundo o relatório da Comissão Europeia, mais de 900 cursos arrancaram este ano homologados segundo os critérios [do processo] de Bolonha, sendo que até 2008/2009 vigoram os dois sistemas, permitindo que estudantes terminem os seus cursos de acordo com a estrutura anterior.

O modelo prevê a organização em três ciclos - licenciatura (com a duração de três ou quatro anos), mestrado (com a duração de um ou dois anos) e doutoramento (com a duração mínima de três anos), acabando o grau de bacharelato.

Em certas áreas de estudo como a Medicina são permitidas licenciaturas mais longas.

Bolonha impõe ainda o uso de um sistema de créditos (ECTS) comum a todos os países, que é importante para quem muda de Universidade e de país.

No entanto, apenas dois por cento dos estudantes da UE estudam fora do país de origem, um valor que o comissário quer ver subir.

Portugal recebe ainda boa nota noutro dos critérios: o processo em curso que levará à criação de uma entidade independente que assegure a qualidade das Universidades.

O comissário Figel irá apresentar o balanço do Processo de Bolonha numa conferência inter-ministerial nos próximos dias 17 e 18, em Londres.

Sem comentários: