sexta-feira, maio 25, 2007

Prédio da Reitoria da Universidade de São Paulo recebe abraço simbólico de alun@s e funcionári@s

Alunos e servidores [funcionários] da USP [Universidade de São Paulo] deram, no início da tarde desta quinta-feira [ontem], um abraço simbólico no prédio da Reitoria da Universidade, ocupado desde o dia 3 deste mês [foto ao lado]. Cerca de mil pessoas deram as mãos e conseguiram contornar o prédio.

Os manifestantes disseram, por várias vezes, que a USP é um património público e deve ser preservado. Os manifestantes referiam-se às medidas do governador José Serra (PSDB) para o Ensino Superior que, para eles, tiram a autonomia das Universidades.

O "totem" que aponta a localização da Reitoria recebeu uma pequena faixa e, onde antes era lido "Gabinete da Reitoria", agora informa "Gabinete da ocupação".

Ocupação

Cerca de mil alunos e servidores [funcionários] da USP permanecem no prédio da Reitoria, apesar da reintegração de posse determinada pela Justiça.

Pela manhã, o juiz Edson Ferreira da Silva, da 13ª Vara da Fazenda Pública, negou o pedido do SinTUSP (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo) para adiar a reintegração. Ele também concedeu liminar que proíbe actos ou protestos que causem transtornos e perturbações no campus.
____________________
Para além do nosso anterior texto «Alunos decidem manter ocupação na Universidade de São Paulo, mesmo após reintegração de posse», também devem ser lidas as seguintes notícias do jornal brasileiro "A Folha (de São Paulo)": «Professores da USP fazem assembleia e decidem entrar em greve» e «25 anos depois, estudante leva a mãe para a invasão» e todos os acontecimentos devem ser seguidos no «Blog da Ocupação Estudantil da USP de Maio de 2007 - Blog de luta da ocupação pacífica, diálogo aberto!».

Sem comentários: