quinta-feira, janeiro 08, 2009

Sistema de empréstimos do Estado já abrange mais de 4 mil estudantes

No último ano lectivo 3.339 alunos recorreram aos empréstimos a baixos juros para financiar os estudos. Actualmente, são já mais de 4 mil os que optaram por este sistema de financiamento. O presidente da Sociedade de Garantia Mútua adianta que os alunos que pedem empréstimos já tem “algumas posses”.
A actual situação conjuntural estará a pesar, para muitos alunos, na decisão de recorrerem aos empréstimos de baixos juros, diz José Figueiredo, presidente da Sociedade de Garantia Mútua à TSF.

Já são mais de quatro mil os alunos que beneficiam da linha de crédito do Estado. José Figueiredo adianta que muitos destes alunos têm “algumas posses”, mas precisam de um “capital adicional mensal para complementar a sua vida enquanto estudantes do Ensino Superior”.

São sobretudo os estudantes que acabaram de ingressar no Ensino Superior que recorrem ao sistema de empréstimos sem exigência de garantias e muitos destes ponderam em pedir uma verba adicional para tirar uma pós-graduação, adiantou o responsável, em declarações à TSF.

Recorde-se que este ano lectivo o Governo reforçou o fundo de garantia mútua e alargou a capacidade do sistema de empréstimos para o dobro, seis mil alunos. Quase a meio do ano escolar, já mais de quatro mil recorreram à linha de crédito do Estado, que conta com oito instituições bancárias aderentes.

Sem comentários: