segunda-feira, novembro 27, 2006

CRUP tenta evitar cort€$ no financiamento

Os reitores foram na passada quarta-feira (dia 22) ao Parlamento explicar que será muito difícil a vida das Universidades nos próximos tempos tendo em conta os cortes no Orçamento de Estado destinado ao Ensino Superior.
O presidente do Conselho de Reitores [das Universidades Portuguesas (CRUP)] garante que os cortes [na dotação orçamental do Estado para as instituições de Ensino Superior] podem levar a situações de grave desequilibrio financeiro e que nem as propinas vão ser suficientes para salvar a situação.

Sempre fomos buscar dinheiro às propinas, elas podem é não chegar. Ou não se pagam salários ou baixa-se a qualidade e isso pode significar despedimento de professores ou pessoal não docente”, disse Lopes da Silva.

Os reitores deverão sugerir uma alteração a proposta de Orçamento de Estado no que respeita à fatia destinada ao Ensino Superior.

É que o problema é mesmo grave na opinião do presidente do CRUP que até faz comparações com um qualquer orçamento familiar. “Veja uma dona de casa com um determinado orçamento e que, de repente, lhe dizem: Vai baixar 15%. É difícil cortar e pode levar a um grande desequilíbrio financeiro no final do ano”, acrescenta.

Lopes da Silva esteve [na passada] terça-feira [dia 21] reunido com o ministro da tutela Mariano Gago e ia [na passada quarta-feira, dia 22] à Comissão parlamentar de Educação.

1 comentário:

Nelson Fraga disse...

Em absoluto contraponto ao texto deste "post", leia-se (com a devida atenção) o artigo de opinião «Ricas Universidades», da autoria de Sérgio Figueiredo e publicado no «Jornal de Negócios» (do qual é director).
Eis a melhor de todas as pérolas que constam no texto deste grande defensor do movimento Compromisso Portugal: "as Universidades são um assunto demasiado importante para serem confiados ao governo dos que por lá andam".