domingo, dezembro 31, 2006

Nov@s professor@s obrigad@s a ter mestrado

Os candidatos a professores deverão ter completado um curso de mestrado, feito à luz [do processo] de Bolonha, para poder dar aulas. O decreto-lei sobre o regime jurídico da habilitação profissional para a docência foi ontem aprovado em Conselho de Ministros.
O diploma determina que só se pode ser educador ou professor, se se tiver um mestrado em Ensino. As antigas formações vão ser substituídas por dois ciclos de ensino, a licenciatura e o mestrado, adequados ao processo de Bolonha, que prevê a harmonização do Ensino Superior europeu em 40 países. No caso dos futuros educadores do pré-escolar e professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, é exigido que cumpram uma licenciatura em Educação Básica e um mestrado em Ensino. Com estas formações prevê-se que os mesmos candidatos possam leccionar todas as áreas dos 1º e 2º ciclos.
Quem queira ser professor do 3º ciclo e [Ensino] Secundário terá de ter habilitações profissionais para a docência de uma ou duas áreas disciplinares, também conseguidas através do mestrado. Por exemplo, se um aluno está interessado em ser professor de Matemática, deverá ter feito, durante a licenciatura, um determinado número de créditos nessa área disciplinar e depois aprofundar os seus conhecimentos com o mestrado.
Enquanto a licenciatura incide sobre as áreas científicas específicas de cada domínio de habilitação para a docência, e para os estudantes adquirirem o domínio de conteúdos científicos, humanísticos ou tecnológicos das disciplinas a leccionar, o mestrado prevê a prática pedagógica supervisionada, as didácticas específicas e a formação educacional geral, conferindo habilitação profissional.
Pretende-se ainda que as Universidades e os Politécnicos forneçam ferramentas que permitam aos futuros professores actualizar constantemente os seus conhecimentos. "Esta mudança demonstra o esforço de elevação do nível de qualificação do corpo docente, com vista a contribuir para a qualidade da sua preparação e para a valorização do seu estatuto socioprofissional", conclui o comunicado do Conselho de Ministros [cf. ponto 11].
______________
Sobre esta temática atente-se aos textos anteriores: "Nov@s docentes serão obrigad@s a tirar mestrado", "Para os candidatos a professores, o 1º ciclo com o Processo de Bolonha apenas lhes dá... Desemprego" e «As competências dos novos Mestres vão, obviamente, ser idênticas aos actuais Licenciados».

Sem comentários: