Os candidatos a professores deverão ter completado um curso de mestrado, feito à luz [do processo] de Bolonha, para poder dar aulas. O decreto-lei sobre o regime jurídico da habilitação profissional para a docência foi ontem aprovado em Conselho de Ministros.O diploma determina que só se pode ser educador ou professor, se se tiver um mestrado em Ensino. As antigas formações vão ser substituídas por dois ciclos de ensino, a licenciatura e o mestrado, adequados ao processo de Bolonha, que prevê a harmonização do Ensino Superior europeu em 40 países. No caso dos futuros educadores do pré-escolar e professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, é exigido que cumpram uma licenciatura em Educação Básica e um mestrado em Ensino. Com estas formações prevê-se que os mesmos candidatos possam leccionar todas as áreas dos 1º e 2º ciclos.
Quem queira ser professor do 3º ciclo e [Ensino] Secundário terá de ter habilitações profissionais para a docência de uma ou duas áreas disciplinares, também conseguidas através do mestrado. Por exemplo, se um aluno está interessado em ser professor de Matemática, deverá ter feito, durante a licenciatura, um determinado número de créditos nessa área disciplinar e depois aprofundar os seus conhecimentos com o mestrado.
Enquanto a licenciatura incide sobre as áreas científicas específicas de cada domínio de habilitação para a docência, e para os estudantes adquirirem o domínio de conteúdos científicos, humanísticos ou tecnológicos das disciplinas a leccionar, o mestrado prevê a prática pedagógica supervisionada, as didácticas específicas e a formação educacional geral, conferindo habilitação profissional.
Pretende-se ainda que as Universidades e os Politécnicos forneçam ferramentas que permitam aos futuros professores actualizar constantemente os seus conhecimentos. "Esta mudança demonstra o esforço de elevação do nível de qualificação do corpo docente, com vista a contribuir para a qualidade da sua preparação e para a valorização do seu estatuto socioprofissional", conclui o comunicado do Conselho de Ministros [cf. ponto 11].
______________
Sobre esta temática atente-se aos textos anteriores: "Nov@s docentes serão obrigad@s a tirar mestrado", "Para os candidatos a professores, o 1º ciclo com o Processo de Bolonha apenas lhes dá... Desemprego" e «As competências dos novos Mestres vão, obviamente, ser idênticas aos actuais Licenciados».
Sem comentários:
Enviar um comentário